

Novo Nissan Qashqai passa para o nível seguinte
Foi em 2007 que a Nissan inventou a noção de crossover ao apresentar o Qashqai, uma perfeita combinação entre uma carroçaria compacta e a identidade de um SUV. Em 2021, a marca nipónica vai mais longe.
É seguro dizer que o Qashqai foi um criador de tendências já que, após a sua primeira aparição, muitos foram os crossover a surgir no mercado e a tornarem-se os favoritos dos consumidores. Foi inovador em 2007 e torna a assumir-se como tal em 2021. O novo Qashqai apresenta-se mais ousado, seguro e melhor equipado do que os seus irmãos mais velhos, graças às mais recentes tecnologias de segurança e assistência à condução. Mas a verdadeira novidade é o seu motor Mild-hybrid. Descubra todas as potencialidades do novo Nissan Qashqai.
Revolução do best seller da Nissan
Qashqai é sinónimo de inovação e o novo modelo da Nissan vem, mais uma vez, revolucionar o mercado ao deixar cair o motor diesel e a apresentar-se apenas com um motor eletrificado. Apesar da eletrificação dos motores do novo Qashqai surpreender o mercado, a verdade é que Nissan já assumiu que pretende, até ao início de 2024, ter 50% das suas vendas assentes em modelos eletrificados.
Para que isso seja possível, a marca japonesa está a apostar na forte aceitação da motorização híbrida E-Power, estreada na europa pelo novo Qashqai.
Apesar de ser um híbrido com duas motorizações distintas, a gasolina e elétrica, o novo Qashqai rompe com o convencional e apresenta a gasolina apenas como gerador e não estando ligado ao eixo motriz sendo que a propulsão recorre apenas ao motor elétrico.
Motor Mild-Hybrid: A grande novidade
Atualmente o crossover da Nissan está apenas disponível com duas versões do mesmo motor a gasolina, o 1.3 DIG-T e a grande novidade está no facto de o modelo estar associado a um sistema mild-hybrid de 12v. De acordo com a marca, o seu sistema mild-hybrid ALiS – Sistema Avançado de bateria a iões de Lítio – de 12 V tem todas as funcionalidades e características destes sistemas – reinício rápido e desaceleração assistida, assistência ao binário e paragem ao ralenti alargada –, mas com emissões de CO2 mais baixas e um sistema mais leve.
O ALiS está associado ao reconhecido motor 1.3 DiG-T a gasolina. Este motor, introduzido no Qashqai em 2018, foi melhorado com 50 componentes. O turbocompressor, por exemplo, inclui uma válvula de escape de controlo elétrico para uma mais rápida resposta: os novos bocais melhoram a eficiência do injetor; a redução da ficção de vários componentes melhora o desempenho e o filtro de partículas de gasolina tem um novo catalisador e substrato.
O motor 1.3 ALiS de 12V é disponibilizado com duas potências – 140CV e 160CV – com transmissão manual ou a nova caixa de velocidades Xtronic CVT – caixa de variação contínua.
Qashqai E-Power: Elétrico a Gasolina
A otimização do motor tem vindo a ser a grande aposta da Nissan e, apesar do novo Qashqai ser um veículo elétrico, a energia que o motor precisa virá do motor a gasolina e não de uma potente e dispendiosa bateria. E é precisamente por este motivo que se pode dizer que o Qashqai E-Power é um elétrico a gasolina.
Como o motor a gasolina funciona apenas como gerador de eletricidade, a emissão de CO2 e os consumos são menores. Além disso, o novo modelo será mais silencioso já que o motor irá necessitar de menos rotações.
Com 190 cv e 330Nm de binário, o novo Qashqai promete uma melhor performance que outros híbridos e o facto de o motor elétrico ser o único ligado às rodas irá permitir que a experiência de utilização seja idêntica a um puro elétrico.
Sabe qual é o preço do novo Nissan Qashquai?
Já se sabe que existem duas versões da motorização 1.3 DIG-T e isso deixa muitas pessoas desejosas de saber qual o valor do seu sonho. O preço do novo Qashqai varia consoante a versão, mas para a versão base o preço situa-se nos 29 mil euros e pode chegar aos 43 mil euros para o Qashqai Tekna+, o topo de gama do modelo japonês.
Para mais informações sobre os preços e as versões existentes, consulte a nossa equipa.